Reflexões sobre autoria: reunião de 13/03/2013


Jessica de Castro Gonçalves

Na reunião do grupo Slovo, realizada no dia 13 de março de 2013, foram discutidos três artigos presentes na obra Bakhtin: conceitos-chave de Beth Brait. Os artigos discutidos na referida reunião foram Autor e Autoria de Carlos Alberto Faraco, Ético e Estético e Filosofias (filosofia) em Bakhtin de Adail Sobral.
Sobre o texto Autor e Autoria de Carlos Alberto Faraco foram discutidos e revisitados os conceitos já colocados em pauta na reunião anterior sobre autor-criador e autor-pessoa. Sobre o autor-criador leu-se que este “é, assim, quem dá forma ao conteúdo: ele apenas não registra passivamente os eventos da vida [...] mas a partir de uma posição axiológica recorta-os e reorganiza-os esteticamente” (pág. 39). Desta forma o autor-criador é uma posição axiológica recortada pelo viés valorativo do autor pessoa e a criação estética ocorre a partir do deslocamento do autor-pessoa de posição, sendo a voz do autor-criador não do autor-pessoa, mas “um ato de apropriação refratada de uma voz social” (pág. 40).
Ainda sobre o mesmo artigo foram discutidos o ato de criação de biografias e a autocontemplação. Segundo o discutido, mesmo na escrita da autobiografia há um deslocamento de posição do autor-pessoa e a criação de um autor-criador a partir de um viés valorativo, já que, como discutido, não conseguimos dar acabamento a nós mesmos, sendo necessário um olhar de fora, um olhar valorativo, para o alcance de tal objetivo.
O segundo texto discutido neste encontro foi Ético e estético de Adail Sobral. Os diálogos sobre este artigo voltaram-se mais para a seção do artigo intitulada Ética, estética e Pesquisa em Ciências humanas: para uma aplicação dos conceitos bakhtinianos (págs. 114 a 117). Nesse momento foi discutida a posição do pesquisador em relação ao seu objeto de pesquisa. Segundo o autor este não pode forçar um objeto pesquisado a se enquadrar no método usado nem nos interesses de pesquisa. O pesquisador precisa manter uma relação exotópica com sua pesquisa e se for preciso, recorrer até a ampliação das teorias bases de análise. Segundo Sobral “há necessidade de, exotopicamente, e nos espelho das pesquisas anteriores, elaborar uma totalidade arquitetônica que atenda ao geral e ao particular da situação do pesquisador, do objeto, da pesquisa e da esfera em que existe algo chamado pesquisa e texto de pesquisa [...]. O todo do texto há de ser articulado autoralmente, o que envolve a relação com o outro e com o objeto; o outro é o objeto, são os sujeitos de pesquisa, são os membros da comunidade acadêmica.” Foram neste momento discutidos os conceitos de arquitetônico e composicional.
Por último, foi colocado em diálogo o artigo Filosofias(filosofia) em Bakhtin  de Adail Sobral. Comentou-se neste momento a influência filosófica existente na obra bakhtiniana e a necessidade do saber filosofia para a compreensão da obra do Círculo de Bakhtin. Desta forma criou-se uma abertura e uma ligação para a discussão a ser realizada na próxima reunião sobre o prefácio e o posfácio da obra Para uma filosofia do Ato responsável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso na vida e na arte: reflexões

Retorno das atividades

Teses e Dissertações