O discurso social: retóricas da hegemonia e da dissidência, da confiança e da autoridade

Ciclo de conferências "O discurso social: retóricas da hegemonia e da dissidência, da confiança e da autoridade"
O Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e o Laboratório de Estudos do Discurso da UFSCar (LABOR), em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara, convidam os interessados a participarem do Ciclo de Conferências:
 "O discurso social: retóricas da hegemonia e da dissidência, da confiança e da autoridade", que será ministrada pelo Professor Marc Angenot, da Université McGill (Montreal, Canadá), entre os dias 18 e 28 de novembro.

“Tudo o que se diz e se escreve em dado contexto de uma sociedade” corresponde ao que Marc Angenot compreende como o “discurso social”. Não se trata aí da totalidade empírica do que foi dito ou escrito, mas do conjunto que permite e que constrange o que será falado e escrito pelos sujeitos de uma comunidade, que determina quais serão os gêneros do discurso a serem empregados, quais os repertórios argumentativos a serem utilizados e as regras de equivalência e encadeamento dos enunciados que serão respeitadas e/ou transgredidas. A partir dessa noção fundamental no conjunto de sua vasta obra, o Prof. Angenot abordará no Ciclo de Conferências “O discurso social: retóricas da hegemonia e da dissidência, da confiança e da autoridade alguns pontos tão centrais quanto nevrálgicos dos postulados da Retórica, conforme usualmente ela é concebida, ou seja, como a “arte de persuadir pelo discurso”. Essa definição mais ou menos consensual da Retórica dificulta a análise de problemas que surgem na produção do discurso, tais como a constante ocorrência de mal-entendidos na comunicação entre os membros de uma sociedade e a rara eficácia do efetivo convencimento do outro a quem se endereça a fala, quando partilha de ponto de vista distinto daquele do enunciador. Considerando uma ampla série de fenômenos sociais sob uma perspectiva histórica, o Prof. Angenot examinará os procedimentos discursivos mediante os quais são construídas a hegemonia de certos discursos e suas eventuais dissidências, além de analisar como são produzidas a confiança e a autoridade por meio do que é dito e do modo como são formulados os textos que produzem os sentidos e os sujeitos de nossas sociedades.

As conferências contarão com tradução.

O Ciclo será composto por seis conferências, cujas temáticas, locais, datas e horários são os seguintes:

Conferência 1 : La rhétorique de l’argumentation comme science de l’à peu près 
Local: UFSCar (São Carlos) – Auditório do CECH (AT-2)
Data: 18 novembro
Horário: 14h30

Conferência 2: La notion d’arsenal argumentatif. L’inventivité rhétorique dans l’histoire 
Local: UFSCar (São Carlos) – Auditório do CECH (AT-2)
Data: 19 de novembro
Horário: 14h30

Conferência 3: Dialogues de sourds. la logique du ressentiment 
Local: UFSCar (São Carlos) – Auditório do CECH (AT-2)
Data: 20 de novembro
Horário: 14h30

Conferência 4 : De l’argumentation à l’intimidation, rôles et variations de l’argument d’autorité (Extrait de Rhétorique de la confiance et de l’autorité
Local: UNESP (Araraquara)
Data: 26 de novembro
Horário: 14h30

Conferência 5 : Esprit du temps et coupe synchronique : la théorie du discours social 
Local: UNESP (Araraquara)
Data: 27 de novembro
Horário: 14h30

Conferência 6 : Le siècle des religions politiques : essai d’histoire conceptuelle
Local: UNESP (Araraquara)
Data: 28 de novembro
Horário: 14h30

Matrículas
As inscrições no Ciclo de Conferências serão realizadas mediante solicitação no seguinte formulário on-line: https://docs.google.com/forms/d/124UzCMfgVLz10Gljx351ybI1MmnkgCci4ev5gJyd0gM/viewform

O conferencista:
O professor Marc Angenot é historiador das ideias e teórico da retórica. Possui doutorado em Filosofia e Letras pela Université Libre de Bruxelles e é Professor da Universidade McGill, da cidade de Montreal, no Canadá, desde 1967. Neste ano de 2013, tornou-se Professor Emérito desta Universidade. O Professor Angenot é autor de um conjunto monumental de obras, entre as quais constam publicações de livros, organizações e edições de livros e de revistas científicas e publicações de artigos e de capítulos de livros.  Em 2001, foi nomeado catedrático da cadeira "James McGill d'Étude du Discours Social". Durante o ano de 2012, foi o titular da Cátedra "Chaïm Perelman de Rhétorique et d'Histoire des idées". É membro da Academia de Artes, Letras e Ciências Humanas da Sociedade Real do Canadá. Em 2005, recebeu o Prêmio Léon-Gérin do Québec pelo conjunto de sua obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso na vida e na arte: reflexões

Retorno das atividades

Teses e Dissertações