A Permeabilidade Social do Leitor e do Texto
Outro vídeo excelente do Prof. Paul Fry (Yale University)
com suas considerações e análises sobre Bakhtin e seu modo de ver a linguagem.
Aproveitem!
A Permeabilidade Social do Leitor e do Texto
Nesta palestra sobre a teoria da literatura em
contextos sociais, Paul Fry examina o trabalho de Mikhail Bakhtin e Hans Robert
Jauss. O professor articula a relação dos escritos deles com a teoria
formalista e o trabalho de Barthes e Foucault. As dimensões da heteroglossia de
Bakhtin junto com a ideia de linguagem comum são exploradas em detalhes através
da leitura atenta da primeira sentença de Orgulho e Preconceito, de Jane
Austen. O estudo de Jauss sobre a história da recepção é explicado com referência
a "Pierre Menard, Autor do Quixote", de Borges e a montagem da Damn
Yankees na Broadway.
Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais em questões recorrentes.
Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971.
A palestra original está disponível em http://oyc.yale.edu/english/engl-300/lecture-16
Este curso, gravado no campus de Yale em 2009, é uma pesquisa sobre as principais tendências da teoria literária no século XX. As palestras fornecem uma base para as leituras e as explicam quando necessário, enquanto tentam desenvolver um contexto amplo e coerente que incorpore perspectivas filosóficas e sociais em questões recorrentes.
Paul H. Fry é professor de Inglês em Yale e se especializou em Romantismo Britânico, Teoria Literária e Literatura e as Artes Visuais. Estudou na Universidade da Califórnia em Berkeley e em Harvard e dá aulas em Yale desde 1971.
A palestra original está disponível em http://oyc.yale.edu/english/engl-300/lecture-16
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